Número de visitantes 1337300

ברוכים הבאים

Siga @Mhashamaim



Torah em Hebraico e Português

Salmos com Transliteração

Bíblia em Hebraico, Aramaico e Grego

Significado do Nome Samuel

Olá Pessoal! Samuel é o segundo nome que cadastro, pois é o nome que mais teve pedidos até agora, e por coincidência também é meu nome :D.

Samuel pode significar "Deus Ouve" ou "Nome de Deus".

Entendendo o Primero Significado

Vamos entender porque Samuel pode ser traduzido como "Deus Ouve".
O verbo ouvir em hebraico é שמע (pronuncia-se "sham'a"). Flexionando-se este verbo na terceira pessoa masculina plural no passado temos שמעו (pronuncia-se "shm'u") e é daí que vem a primeira parte do nome שמואל (pronuncia-se "Shmu'el"). Vejam que "shm'u" é a terceira pessoa masculina plural do passado, então traduz-se como "ouviram", mas como a segunda parte do nome é singular (אל, que se pronuncia "'el") então interpreta-se como singular, pois "'El" é "Deus" e não "deuses" então ficaria errado dizer "ouviram Deus". Essa questão do plural se interpretar como singular é bem comum no hebraico. Então temos:

Nome completo: שמואל (Shmu'el)
שמעו -> Shm'u, traduz-se como "ouviram"
אל -> 'El, traduz-se como "Deus"
Juntando os dois ficaria "Ouviram Deus", mas interpreta-se como "Deus ouviu" já que אל (El, Deus em hebraico) é singular e não plural.

Entendendo o Segundo Significado

O leitor atento deve ter percebido que o verbo ouvir, שמעו, possui a letra ayin (ע) porém esta letra não se encontra no nome Shmu'el como podemos ver: שמואל.

É por isso que algumas pessoas defendem que o "Shmu" do nome "Shmu'el" não tem haver com o verbo ouvir, mas sim com a palavra שם (shem) que significa "nome".

No hebraico bíblico não existiam pronomes possessivos (meu, minha, sua, etc..) por isso para se dizer "meu nome", "seu nome" ou "nome de", era usada uma declinação do substantivo, como se segue abaixo:

שם -> Shem, nome;
שמי -> Shmy, meu nome;
שמו -> Shmo, nome dele, ou nome de;

Repare que o ultimo exemplo acima שמו é exatamente o que temos no nome Shmu'el: שמואל. É por isso que alguns defendem a interpretação desse nome como "Nome de Deus", já que שמו é "Nome de" e אל é "Deus".

Os que são contrários a essa interpretação argumentam que שמו pronuncia-se "shmo" e não "shmu" como no nome "Shmu'el" e que שמו traduz-se como "nome dele" e não "nome de".

Conclusões finais

Bom pessoal, agora é com vocês decidirem o significado: "Deus Ouve" ou "Nome de Deus". Até a próxima!

Understand the Bible completely

Voltar para o significado dos nomes em hebraico