bem vindos

Número de visitantes: 2808560

ברוכים הבאים

www.hebraico.pro.br

Siga @Mhashamaim

Você é professor de Hebraico? Quer ficar mais conhecido e conseguir mais alunos? Clique aqui e saiba como!

Livraria Guimel, tudo para o estudo do Hebraico!

Este post é uma tradução do blog "Your daily dose of hebrew". Não deixe de verificar o post original clicando aqui

Jerusalém - ירושלים

Jerusalém
Jerusalém - ירושלים

A letra J em português tem som de "ge" como na palavra "Jerusalém". Mas na maioria das outras línguas usando o alfabeto latino, J tem som de Y.

É assim que ירושלים (Yerushaláim) se tornou Jerusalém.

Então, o que Jerusalém realmente significa? Bem, a explicação mais provável (de acordo com a Wikipedia) é que o nome combina duas raízes semíticas: י.ר.ה (y.r.h.), que significa instrução e ש.ל.מ (sh.l.m.), o que significa "integridade". A raiz ש.ל.מ também tem o sentido de "paz".

Portanto, Jerusalém é o lugar da instrução (como em "De Sião vem a Torah / instrução"), como também a paz, ou a plenitude. Para minha mente e meu coração, essa descrição não poderia ser mais precisa: Jerusalém, em seu potencial (não na realidade, infelizmente... ) é a capital mundial da moral, da bondade... e da paz. Além disso, o Ulpan La-Inyan está sediado em Jerusalém - o que poderia ser melhor?

Eu postei dois vídeos. O primeiro que eu encontrei na busca por Jerusalém de Naomi Shemer (Yerushaláim shel zaháv) - Jerusalém de ouro. Isso me tocou um pouco - de alguma forma o Holocausto nos trouxe ao dia de hoje, onde Jerusalém está finalmente nas mãos do único povo que tem ansiado por ela.

O segundo vídeo é o arranjo de Idan Raichel de “Blessings for a New Year” , capturando a empolgação da chegada de Beta Israel (Judeus Etíopes) em Israel.

Por que eu publico esse segundo vídeo hoje? Porque o יום ירושלים (Yôm Yerushaláim) - Dia de Jerusalém - também é o dia de lembrar dos judeus etíopes que pereceram durante as longas jornadas de caminhada pelas florestas, planícies e desertos da Etiópia e do Sudão... a caminho da terra que sonharam por milenios, ኢየሩሳሌም (Jerusalém).

Ami Steinberger
Ami Steinberger

Após ter estudado literatura e linguística no nível de bacharel, Ami decidiu aproveitar seu hobby the aprender idiomas, seu entendimento dos processos do pensamento humano e sua habilidade de explicar idéias complexas em termos simples, para encontrar um programa que possibilite às pessoas falarem hebraico com confiança.

Gole Anterior | Próximo gole

Voltar para a lista de goles de hebraico

Aprender Hebraico online!