bem vindos

Número de visitantes: 2936442

ברוכים הבאים

www.hebraico.pro.br

Siga @Mhashamaim

Você é professor de Hebraico? Quer ficar mais conhecido e conseguir mais alunos? Clique aqui e saiba como!

Este post é uma tradução do blog "Your daily dose of hebrew". Não deixe de verificar o post original clicando aqui

Dedicar - להקדיש

Templo Sagrado

Se você foi a uma sinagoga ou à casa de uma família judaica para uma refeição tradicional de Shabat, você deve estar familiarizado com a palavra hebraica קִדּוֹש (quidúsh) - Kiddush. Em muitas sinagogas, esta palavra está associada com cholent, bolo e café com creme não lácteo.

A própria palavra קידוש significa santificação; A raiz é ק.ד.ש (k.d.sh), que tem o conceito central de santidade - o que não é mundano, mas sim especial, distinto.

O verbo לְהַקְדִּיש (lehaqdísh) significa dedicar ou separar.

Todo ano pranteamos a ida para o exílio babilônico e a destruição do templo durante o período conhecido como As Três Semanas.

As Três Semanas chegam ao seu clímax e terminam com o jejum no dia 9 do mês hebraico de אָב (av), a data em que ambos os Templos Sagrados foram incendiados. Este é o dia mais triste do calendário judaico, e também é a data em que muitas outras tragédia aconteceram ao o nosso povo.

A perda do Templo significa a perda da dignidade judaica. E esta é uma dignidade muito especial - sagrada.

O que é a dignidade judaica?

Eu acredito que a dignidade judaica é fazer o que é certo aos olhos de Deus. De modo que, quando nós, como povo, recorremos ao abandono temerário de qualquer limite, ao ódio e à mesquinharia, nos despojamos da nossa dignidade. E assim nosso Templo cai.

Eu desejo dedicar - להקדיש - os artigos do Gole de Hebraico para as próximas três semanas a palavras que contribuam para o crescimento e renovação da dignidade do povo judeu, que começou a ocorrer em nossos tempos. Você encontrará artigos sobre cuidar e amar, sobre ouvir e empatizar... sobre o desejo humano muito básico de proximidade que, se atendido, pode nos unir, nos permitir regozijar com nossas diferenças e restaurar nossa dignidade.

Que nós - o povo judeu, bem como toda a humanidade - construamos o Templo em nossos corações, em primeiro lugar.

Exercícios - תַּרְגִּילִים

Copie pelo menos 10 vezes em uma folha de papel as frases a seguir utilizando o alfabeto cursivo sem os sinais massoréticos.

Ami Steinberger
Ami Steinberger

Após ter estudado literatura e linguística no nível de bacharel, Ami decidiu aproveitar seu hobby de aprender idiomas, seu entendimento dos processos do pensamento humano e sua habilidade de explicar idéias complexas em termos simples, para encontrar um programa que possibilite às pessoas falarem hebraico com confiança.

Espalhe o conhecimento!

Espalhe o conhecimento!

Compartilhe este Gole de Hebraico com seus amigos!

Espalhe o conhecimento!
Espalhe o conhecimento!

Compartilhe este Gole de Hebraico com seus amigos!

Gole Anterior | Próximo gole

Voltar para a lista de goles de hebraico

Aprender Hebraico online!