bem vindos

Número de visitantes:

ברוכים הבאים

www.hebraico.pro.br

 A  a

Siga @Mhashamaim

Você é professor de Hebraico? Quer ficar mais conhecido e conseguir mais alunos? Clique aqui e saiba como!

Significado de Daniel

"Deus é meu juiz" ou "Juiz de Deus"

Escrita plena e defectiva

Há palavras em hebraico que possuem duas formas de escrita, uma chamada plena e outra defectiva. O nome "Daniel" é um destes casos. Nem a pronúncia, nem o significado são alterados. A única diferença é que a escrita defectiva é um pouco mais curta. Veja:

דניאל - Daniel
דנאל - Daniel

A forma defectiva de Daniel aparece em apenas 3 versículos da Bíblia Hebraica: Ezequiel 14:14, 14:20 e 28:3. Portanto, prefira usar a forma plena.

Entendendo os possíveis significados

O nome "Daniel" é formado por duas partes:

דני - Dani - Esta parte do nome ainda pode ser dividia em דן (dan) e י (i). As letras דן (dan) vêm do verbo דין (din) que significa "julgar". Por isso, entende-se que דן (dan) aqui está significando "juiz", mas o substantivo "juiz" em hebraico é דיין (dayan).
Já a letra י (yod) que sobra, pode ser um sufixo pronominal, ou pode estar indicando que דן (dan) está em sua forma construta. Se for o caso de ser um sufixo pronominal, esta letra equivale ao pronome "meu" da língua portuguesa, então דני significa "Meu juiz". Já se esse י (yod) estiver indicando que דן (dan) está no estado construto, דני (dani) significa "Juiz de".
אל - El - Significa "Deus" em hebraico.

Bíblia em Hebraico | Dicionário Hebraico | Nomes em Hebraico