bem vindos

Número de visitantes: 2853354

ברוכים הבאים

www.hebraico.pro.br

Siga @Mhashamaim

Você é professor de Hebraico? Quer ficar mais conhecido e conseguir mais alunos? Clique aqui e saiba como!

Este post é uma tradução do blog "Your daily dose of hebrew". Não deixe de verificar o post original clicando aqui

O artigo definido - ה

O artigo definido em hebraico

Se você conhece um pouco de hebraico, você provavelmente conhece o artigo definido הַ (ha), que às vezes pode ser הָ (também tem som de "ha", mas pronunciado um pouco diferente por alguns falantes) ou הֶ (hê).

O que você talvez não tenha notado é que quase sempre na letra que segue o prefixo ה existe um ponto de ênfase - um דָּגֵש (daguêsh). Por exemplo, a palavra הַתִּקְוָה (hatikvá - a esperança) - veja o ponto no centro do ת. Alguns falantes acentuarão o som do ת.

Por quê?

Bem, na era Pré-Torá do hebraico (nos tempos de Abraão), o artigo definitivo provavelmente tinha uma consoante como parte de sua unidade - provavelmente הַנ (han) ou הַל (hal). À medida que a pronunciação hebraica se desenvolveu, o som N ou L caiu, mas foi preservado parcialmente pelo fortalecimento da pronúncia da consoante seguinte - que por escrito é representada pelo דגש (ponto de ênfase).

Em árabe, uma língua irmã do hebraico, esse fenômeno foi bem preservado. Pegue, por exemplo, o nome árabe para Jerusalém, القدس (al-Kuds). Significa literalmente, O Santo. A partícula ال (al) corresponde ao hebraico הַ (ha).

Veja também esta lição completa sobre o artigo definido.

Ami Steinberger
Ami Steinberger

Após ter estudado literatura e linguística no nível de bacharel, Ami decidiu aproveitar seu hobby de aprender idiomas, seu entendimento dos processos do pensamento humano e sua habilidade de explicar idéias complexas em termos simples, para encontrar um programa que possibilite às pessoas falarem hebraico com confiança.

Gole Anterior | Próximo gole

Voltar para a lista de goles de hebraico

Aprender Hebraico online!